sábado, 17 de março de 2007

" O COMEÇO DAS FÉRIAS É SENSACIONAL !!!! "






VEJA BEM, FUI DORMIR ONTEM NEM SEI QUE HORAS, MAS CONSEGUI VER PELO MENOS O FILME " EM SEU LUGAR " ( IN HER SHOES ) COM A TONI COLETTE E A CAMERON DIAZ, FILME ESTE QUE EU QUERIA VER FAZIA JÁ ALGUM TEMPO MAS ME FALTAVA TEMPO DE ASSISTI-LO. O TELECINE PIPOCA VENHO EM MEU AUXILIO E ME QUEBROU ESTE GALHO.


ILHA DE PASCOA


O início da colonização das ilhas do Oceano Pacífico se deu por volta do ano 1500 a.C., quando os povos negróides da Oceania efetivam uma jornada pelas ilhas localizadas a leste da atual Austrália, mais precisamente as ilhas da Melanésia, Micronésia e da chamada Polinésia Francesa. Por volta de 150 a.C. chegaram às Ilhas Marquesas e em 500 d.C. já tinham ocupado a Ilha de Páscoa. Essas pessoas levaram consigo desde plantas necessárias para sua alimentação, como a banana e a batata doce, como também cachorros, porcos, galinhas e até mesmo ratos.Os Moais são estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão Rano Raraku, dispostas em diversos santuários que tinham em média 5 estátuas. O maior deles, Paro, tem 20 metros e está inacabado. O rongorongo é o sistema de escrita dos povos da Ilha, que apesar de diversas tentativas ainda não foi completamente decifrado.A descoberta da ilha pelos europeus aconteceu séculos depois da chegada de seus primeiros habitantes. Na noite de 5 de abril de 1722, um dia antes do domingo de Páscoa, o comandante neerlandês Jacob Roggeveen, juntamente com seus marinheiros, desembarcou de seus 3 navios numa das praias da ilha. Dessa maneira, quando puderam conhecer efetivamente a ilha na manhã do dia 5, batizaram-na de Ilha de Páscoa. Apesar disso, dois barcos espanhóis aportaram na ilha cinco anos antes.Atualmente a ilha possui cerca de 3.300 habitantes, quase todos eles concentrados na cidade de Hanga Roa. Os idiomas falados na ilha são o espanhol e o rapanui. É uma província do Chile, administrada por um governador eleito pelo presidente chileno.


ACORDEI HOJE COMUMA VONTADEDE FAZER ALGO INUSITADO, TIPO COME DANETTE E TOMAR CERVEJA, E JUSTAMENTE ESTE FOI O MEU CAFÉ DA MANHÃ....... TANTO AGURDEI E EIS-MEAQUI; AGORA; SENTADO DEFRONTE AO PC DIGITANDO MUITA COISA E ROUBANDO TANATAS OUTRA DE INTERNET, APENAS COM O INTUITO DE PRESERVAR A CULTURA E EXPANDIR OSHORIZONTRES DO QUE POSSA SER CATALOGADO NO BLOG...............


TANGATA-MANU"...O culto consistia em uma gincana onde representantes dos chefes dos dez grandes clãs, em uma determinada época do ano, disputavam para ser o primeiro a levar para a cidade cerimonial de Orongo um ovo intacto da Manutara, a andorinha negra do mar. Este ovo deveria ser recolhido na ilhota Motu-Nui que fica a 1500 metros da Ilha de Páscoa. O vencedor ganhava para seu chefe o título de Tangata-Manu do ano. Socialmente, o culto amenizava as disputas de guerra, visto que, transferia para uma gincana, parte das disputas de poder entre os clãs. Também dava poder, quase divino, a um chefe durante um ano, e permitia que no ano seguinte este mesmo poder se transferisse para outro chefe, desde que seu representante vencesse a gincana. Por outro lado, os demais chefes vencidos temiam o poder divino do vencedor e este fato fazia com que algumas brigas entre clãs tivessem esta motivação e podia, até mesmo, influenciar um resultado."RONGO-RONGO...As Tabuinhas Falantes Rongo-Rongo, a única escrita que foi desenvolvida por povos polinésios. Sobre elas somente existem incertezas, mas, modernamente, a tendência entre os cientistas é de considerá-las como um fruto obtido por observações das escritas européias nos primeiros contatos. O resultado, contudo, não tem influência de nenhuma escrita conhecida, tornando sua tradução algo como quase impossível. Os símbolos, hieróglifos, eram esculpidos em pedaços de madeira. Várias tábuas, talvez centenas, foram confeccionadas e usadas em rituais por sacerdotes (que as liam cantando, daí seu nome). Mais tarde as tabuinhas foram, pouco a pouco, sendo destruídas queimadas para obtenção de energia ou como orientação dos primeiros missionários cristãos, por se tratar de elemento de um culto pagão. Seja como for, hoje somente existem 26 Tábuas Rongo-Rongo legítimas."



A culinária da ilha de Páscoa é para quem gosta de frutos do mar. O kahi matatata (atum negro) é considerado um dos melhores do mundo. A fartura de peixes frescos e mariscos deixa os turistas com água na boca. Pratos como o tártaro de ika local, uma espécie de ceviche (peixe cru marinado ao limão com temperos) em pedaços grandes, são bem coloridos e têm um sabor especial, que vai deixar boas lembranças. O bom vinho chileno (US$ 3 a taÁa) é a melhor companhia, mas o tradicional pisco sour, feito com pisco, limão, açúcar e clara de ovo, ganhou uma versão local de sucesso: o mango sour. Entre as poucas árvores da ilha, os pés de manga são uns dos que melhor se adaptaram ao clima do Pacífico. O drinque, muito difundido, custa em média US$ 4.Uma espécie de fruta-do-conde, a chirimoya, é outra fruta apreciada fresca ou em doces típicos, como o poe, uma torta de forno amassada com a mão.Em festas de família, o tradicional curanto é o prato preferido. As pedras vulcânicas são aquecidas e colocadas dentro e sobre os alimentos - que são envoltos em folhas de bananeira.



Leia o relato de alguns visitantes da Ilha: Em 12/01/87, novamente saí do Centro em direção à Ilha de Páscoa, em minha sexta viagem ao local, acompanhado por Shama Hare. Lá já estava sendo esperado por um pequeno disco. Entrei, depois de acomodar-me em uma poltrona, muito confortável, com o design voltado para a anatomia do terráqueo, partimos em direção ao Oceano Pacífico; em instantes estávamos submergindo. Passei então por uma usina de beneficiamento de água, montado no caminho de uma grande corrente marítima, pelos habitantes de ARMAT, e que está em pleno funcionamento. Estavam dentro da nave eu e mais dois tripulantes, que imagino fossem robôs, porque não me receberam e nem conseguia vê-los de jeito algum, por isso, deixei minha atenção toda voltada para as paisagens marítimas impressionantes de beleza e de raras tonalidades de verde por toda a parte. Não me incomodava o fato de não ver os tripulantes do disco, porque desde o instante em que recebi ordem de entrar nele, fui sendo guiado por uma "Consciência" poderosa e ao mesmo tempo muito amiga, que me acompanhava tão presente, que apesar de invisível eu prescindia de presença física. Estava à vontade, sem receios. Leia mais...
Mande também seu relato!


A CULTURA DA ILHA DE PASCOA REALMENTE É ALGO FASCINANTE, EXPLICAÇÕES REQUERERIA EU SOBRE O COMO ELES CONSEGUIRAM ENCHER A ILHA COMAQUELES " MOAIS ", MAS NEM ISTO TEMOS COMO EXPLICAR................... SABE, UM BLOG É FEITO PELO EDITOR COM O INTUITO DE APRESENTAR UM POUCO DE SUA ALMA E SUA VIVÊNCIA, SEUS AGRADOS E AFINS, E ISTO É UM FATO QUE MERECE TODO O NOSSO RECONHECIMENTO, POIS DÁ TRABALHO PODER ATUALIZAR DIASRIAMENTE TUDO ISTO; POR ISTO DIGO, TOTAL APOIO AOS BLOGGEIROS...........COMO NO TEMPO EM QUE EU EDITAVA UM FANZINE ANARQUISTA E AINDA ( ESPARÇADAMENTE ) EDITO UM FANZINE CULTURAL,TUDO REQUER MUITA ANALISE E TEMPO PARA SE CONCRETIZAR..........................................E JUSTAMENTE POR ISSO EU DIGO: " - LEIAM SOMENTE TUDO; POIS SOMENTE TUDO É O QUE HÁ !!!! "
NA ÉPOCA QUE EU COMECEI COM O " ANTI-SYSTEM ZINE " AINDA NÃO HAVIAM AS FACILIDADES DA INTERNET, EU NÃO TINHA PC E FAZIA TUDO NA MÃO E NA MAQUINA DE ESCREVER ( GLORIOSO TEMPO ),MASHOJE NÃO,HOJE HÁ VARIAS FACILIDADES PARA EDITAR ZINES; POR ISSO CONVOCO A TODOS OS QUE AQUI CAIREMA FAZER ZINES OU ACHAREM SEUS PRÓPRIOS MEIOS DE EXPANDIR A CULTURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ATÉ MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Páscoa...*-*

Mas ow...esse fake eu sei quem é. Essa guria não pára de criar fakes só pra apagar o meu brilho e deixar o dela (que por sinal nem brilha) mais alto que o meu. Não ligo. Ignoro total. ;D Valeu aí por ter denunciado o fake. Ele te disse alguma coisa?

Valeu denovo!!

------------
Bah, teu blog é tri interessante. Informa pra carai. Bem que podiam colocar como destaque para que mais pessoas possam ler!!