terça-feira, 27 de fevereiro de 2007



HAMMER - A CASA DO HORRORPor Renato Rosatti
No final dos anos 1950, o desgaste natural do cinema de Horror fez com que o gênero enfrentasse perdas significativas de audiência para a televisão. Nesse momento, a nostálgica produtora inglesa de filmes fantásticos "Hammer", que entrou em atividade após a Segunda Guerra Mundial comandada por Michael Carreras e Anthony Hinds, surgiu com a idéia de revitalizar o gênero trazendo novamente às telas do cinema os famosos monstros sagrados "Drácula", "Criatura de Frankenstein", "Múmia", "Fantasma da Ópera", "Lobisomem", entre outros, os quais haviam sido largamente filmados em preto e branco nas décadas anteriores pelo saudoso estúdio americano "Universal", com Boris Karloff, Bela Lugosi e Lon Chaney Jr., entre outros.
Porém, dessa vez com fotografia em cores e o vermelho vivo do sangue, foram produzidos uma infinidade de clássicos como "A Maldição de Frankenstein" (57) e "O Vampiro da Noite" (58), lançando atores que se transformaram em ícones absolutos do Horror como Christopher Lee e Peter Cushing, e diretores e roteiristas que se tornaram nomes conhecidos no gênero como Terence Fisher, Val Guest, Jimmy Sangster, Freddie Francis, John Gilling, Roy Ward Baker e Alan Gibson, entre outros. O primeiro filme do gênero fantástico da "Hammer" foi "Terror Que Mata" (The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment, 55), baseado numa série de TV de 1953, numa história misturando elementos de Ficção Científica e Horror e apresentando um astronauta que ao retornar de uma missão no espaço é dominado por um alienígena e se transforma num terrível monstro ameaçador para a humanidade. A partir daí, vieram dezenas de outros filmes que se imortalizaram dentro da história do gênero e que são cultuados até hoje, várias décadas depois, por uma legião imensa de fãs. A maior característica de seus filmes era a ambientação com fascinantes cenários góticos, através de imponentes castelos repletos de aposentos imensos, cercados por uma floresta fantasmagórica, com cemitérios particulares e suas lápides de pedra e túmulos envoltos numa névoa sinistra, sem contar as pequenas aldeias de camponeses supersticiosos e constantemente assustados, os laboratórios cobertos de aparelhos elétricos, líquidos borbulhantes e tubos de ensaio, as famílias atormentadas por alguma antiga maldição, e o tradicional modo de vida aristocrático das damas e cavalheiros da época. E o sucesso dos primeiros filmes do estúdio tem explicação em alguns fatores importantes como a fotografia colorida, a utilização de uma mesma equipe de produção e elenco, e o uso inteligente dos recursos disponíveis diminuindo os custos de produção. O ápice de consagração da "Hammer" foi durante os nostálgicos anos 60, onde se concentrou a maioria de seus melhores filmes, sendo que de uma forma inevitável suas produções acabaram se desgastando com o passar dos anos, ao apresentar poucas novidades e um uso exagerado de fórmulas repetitivas e clichês exaustivamente explorados, perdendo gradativamente o interesse do público e culminando com uma safra de filmes de menor expressão a partir do início de 1970 até meados dessa década, com o fechamento do estúdio. O grande rival da "Hammer" era a também famosa "Amicus", responsável por diversos outros filmes igualmente maravilhosos, se especializando em antologias de várias histórias de horror contadas de forma independente ou amarradas a partir de um tema central, como "A Casa Que Pingava Sangue" (70), com a dupla Christopher Lee e Peter Cushing, e "Asilo Sinistro" (72), com episódios escritos por Robert Bloch.
Para tentar recuperar o prestígio perdido, a "Hammer" procurou algumas alternativas para os rumos de suas produções. A partir de 1970 foi lançada a chamada "trilogia Karnstein", com filmes baseados na obra literária de Sheridan Le Fanu, iniciando uma nova fase do estúdio, considerada bastante ousada por mostrar pela primeira vez o erotismo de belas mulheres vampiras semi nuas em sensuais cenas de lesbianismo. Vieram então "Camilla, a Vampira de Karnstein / Os Amantes Vampiros" (The Vampire Lovers, 70), dirigido por Roy Ward Baker e com Peter Cushing e a bela Ingrid Pitt, seguido no ano seguinte por "Luxúria de Vampiros" (Lust For a Vampire, de Jimmy Sangster), com a beleza inigualável de Yutte Stensgaard, e "As Filhas de Drácula" (Twins of Evil, de John Hough), com as gêmeas Madeleine e Mary Collinson e o sempre presente Peter Cushing. Outra alternativa adotada pela "Hammer" foi alterar a tradicional ambientação gótica de seus filmes tradicionais de vampiros transportando as ações para um tempo mais moderno, atualizado com a época da produção, trocando os castelos, as pequenas e isoladas aldeias e as carruagens pelos enormes prédios e automóveis da tumultuada vida urbana da Inglaterra dos anos 70. Surgiram então filmes como "Drácula no Mundo da Mini Saia" (Dracula AD 1972) e "Os Ritos Satânicos de Drácula" (73), que não tiveram a receptividade esperada, contribuindo para que a produtora encerrasse suas atividades poucos anos depois. Porém, ainda no início dos anos 80, a "Hammer" lançou um programa de televisão chamado "A Casa do Horror", com a exibição de filmes de duração mais curta em produções típicas para a TV, apresentando interessantes histórias de horror e que até hoje ainda deixam saudades. No final desta página há uma listagem com filmes da "Hammer" dentro do gênero fantástico (FC / Horror / Suspense) que foram lançados no Brasil, seja na televisão ou mercado de vídeo VHS ou DVD. No caso de DVD, os filmes estão marcados com um (*). A lista contém o nome nacional, título original, ano de produção e o diretor. "Hammer - A Casa do Horror" - artigo # 241 - data: 20/04/04
Renato Rosatti
HAMMER FILMS
Por Orivaldo Leme BiagiO passar dos anos continua sendo um fenômeno interessante: na virada dos anos 70 para os 80, as redes de televisão brasileira mostravam, toda a semana, a produção de horror da Hammer Films. Record e Bandeirantes, principalmente, mantinham sessões de filmes de terror e figuras como Christopher Lee e Peter Cushing não paravam de passar nas noites de sexta-feira e sábado. Na época eram grandes novidades, tanto quanto os clássicos do Alfred Hitchcock recém liberados para a televisão. O sucesso foi tanto entre a garotada da época que as emissoras chegavam a repetir os mesmos filmes várias e várias vezes, inclusive no mesmo mês. O tempo passou e, hoje em dia, é quase impossível encontrar um bom filme da Hammer, tanto na televisão quanto nas locadoras de vídeo. A produção de filmes de terror da década de 80, trash ou não, substituiu os antigos clássicos da produtora inglesa. A violência e sexo que fez a fama da Hammer na virada das décadas de 50 e 60 (e nos mantinham acordados na virada das décadas de 70 e 80, para desespero de nossos pais) pareciam insignificantes perante os novos (e cada vez mais violentos e sexuais) tempos. Mas, mesmo assim, a Hammer fez história e vamos tentar contá-la um pouco. O estúdio Hammer nasceu em 1948, fundado por Will Hammer e Sir John Carreras, dentro da lógica de que os filmes de terror deveriam ser de entretenimento, contando uma boa história, lógica defendida por Carreras e referendada por Hammer. Apesar dos orçamentos baixos, o estúdio lançou filmes dentro dos padrões de Hollywood e, quando se tratava de filmes de terror especificamente, da tradição teatral inglesa e francesa, principalmente com base no Théâtre Grand Guignol, de Paris.
Foi a televisão quem, indiretamente, faria com que o estúdio tivesse seus primeiros sucessos: a televisão britânica produziu na década de 50 uma série de ficção-científica chamado The Quatermass Experient, baseada no personagem Bernard Quatermass, cientista que enviara um foguete para o espaço e, quando este retornou, trouxe junto uma forma de vida alienígena que tomou conta do corpo do astronauta enviado para comandar a missão. A Hammer fez um versão cinematográfica da série, The Quatermass Xperient, em 1955, logo seguido de continuações: X the Unknown, de 1956; Quatermass II, de 1957. O sucesso destes filmes e dos monstros alienígenas que eles apresentavam estimulou o estúdio a investir em criaturas monstruosas terrestres e, como a Universal Pictures estava parando sua produção de filmes de terror, os donos da Hammer fizeram um acordo com o estúdio norte-americano conseguindo os direitos de Frankenstein e Drácula. Para surpresa do mundo cinematográfico (e da própria Hammer), o filme The Course of Frankenstein (dirigido por Terence Fisher, com roteiro de Jimmy Sangster e estrelado pelos até então desconhecidos Peter Cushing e Christopher Lee) tornou-se um inusitado sucesso de bilheterias. Filmado em Technicolor, o filme mostrou o personagem de Mary Shelley como nunca tinha sido visto até então: com cores e bastante violência. Utilizando-se da mesma equipe do filme anterior, o estúdio produziu e lançou (junto com a Universal, que, além de financiar metade do filme, fazia a distribuição internacional) Horror of Dracula, filme que fez um sucesso ainda maior do que seu antecessor e imortalizou Lee como o segundo grande Drácula do cinema (o primeiro tinha sido o eterno Bela Lugosi). A partir destes dois filmes, a Hammer não parou mais de produzir e fazer sucesso. Com histórias simples, aproveitando-se da imagem popular dos personagens de terror, usando habilmente as cores e o sexo (as mulheres eram escolhidas pela sua beleza, sensualidade e seios grandes, sendo que quase sempre eram vestidas com roupas de decotes bastante generosos). Christopher Lee faria várias vezes o personagem Drácula e Peter Cushing seria conhecido como o "Cavalheiro do Horror". Mas nem tudo foram glórias para o estúdio, pois a crítica especializada jamais o perdoou pela utilização dos estereótipos dos personagens sem acrescentar coisa alguma de diferente ou "profundo", crítica esta que não deixa de ser uma grande injustiça: tanto Terence Fisher quanto Jimmy Sangster trabalharam excepcionalmente bem sobre os estereótipos, mas jamais deixaram de se preocupar em fazer, acima de tudo, uma história de terror e entretenimento. E, além da crítica, a censura inglesa atuava de maneira firme: o estúdio comprou os direitos do clássico livro de vampiros I Am Legend, de Richard Matheson (que iria, inclusive, fazer o roteiro), mas foi informada que, caso tal obra fosse filmada, não seria permitida o seu lançamento nos cinemas da Inglaterra. Apesar destes problemas, a Hammer fez grande sucesso na década de 60 com Lee (como Drácula) e Cushing (com sua figura simples, porém apavorante).
O sucesso do estúdio começaria a entrar em declínio no começo dos anos 70. Além de surgirem outros estúdios para rivalizarem com ela, como a Amicus (cujo maior sucesso foi A Casa que Pingava Sangue (The House That Dripped Blood, 1970), o mundo mudara e a Hammer já não era mais o grande referencial do mundo do terror, principalmente depois dos filmes O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) e A Noite dos Mortos-Vivos (The Night of the Living Dead), ambos de 1968. A polêmica (e estrondoso sucesso) do primeiro e a violência explícita do segundo foram decisivos para abrir os parâmetros do horror da década seguinte, parâmetros estes difíceis demais para a Hammer se contrapor. Mesmo assim, o estúdio tentou bravamente: além de voltar a produzir filmes tendo Lee como Drácula (três filmes seriam produzidos nesta época: Scars of Dracula, 1971; Dracula A.D. 1972, 1972 e The Satanic Rites of Dracula, 1973), ele tentou recuperar a clássica história de Sheridan Le Fanu, Carmilla, utilizando-se de bastante violência e lesbianismo: Vampire Lovers (1970) e Lust for a Vampire (1971, este com o roteirista Sangster na direção) são ótimas adaptações sobre a obra de Fanu e chegaram a fazer relativo sucesso, dando alguns suspiros para o estúdio, mas não o bastante. Outros dois filmes neste estilo seriam produzidos, mas sem o efeito de bilheteria dos dois primeiros. O estúdio tentou juntar o vampirismo típico da Hammer com o filão de artes marciais, produzindo o curioso The Legend of the Seven Golden Vampires, de 1974, tendo Cushing interpretando o Dr. Van Helsing que, para caçar Drácula, viaja até a China, encontra um caçador de vampiros chinês, Hsu Tien-an. A Warner Brothers recusou-se a distribuir o filme e, com este fracasso, o clássico estúdio inglês faliria. Ray Skeggs comprou o estúdio em 1976 que, desde então, vem vivendo da venda dos direitos dos filmes para a televisão e vídeo dos clássicos antigos. A chama do estúdio foi mantida, desde 1976. através do seu fanzine, The House of Hammer. Orivaldo Leme Biagi, Doutor em História pela UNICAMP, Professor das Faculdades Atibaia (FAAT) e Membro da Academia Literária Atibaiense (ALA).
FILMES DA HAMMER LANÇADOS NO BRASIL
Nome Nacional
Nome Original
Ano
Direção
Terror Que Mata
The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment
1955
Val Guest
O Estranho de Um Mundo Perdido
X, The Unknown
1956
Leslie Norman
O Monstro do Himalaia
The Abominable Snowman
1957
Val Guest
A Maldição de Frankenstein (*)
The Curse of Frankenstein
1957
Terence Fisher
A Usina dos Monstros
Quatermass 2 - Enemy From Space
1957
Val Guest
O Vampiro da Noite (*)
Horror of Dracula
1958
Terence Fisher
A Vingança de Frankenstein
The Revenge of Frankenstein
1958
Terence Fisher
O Cão dos Baskervilles
The Hound of the Baskervilles
1959
Terence Fisher
A Múmia
The Mummy
1959
Terence Fisher
O Homem Que Enganou A Morte
The Man Who Could Cheat Death
1959
Terence Fisher
As Noivas do Vampiro
The Brides of Dracula
1960
Terence Fisher
O Monstro de Duas Caras
The Two Faces of Dr. Jekyll
1960
Terence Fisher
A Maldição do Lobisomem
The Curse of the Werewolf
1961
Terence Fisher
Criaturas da Noite
Captain Clegg
1962
Peter Graham Scott
O Fantasma da Ópera
The Phantom of the Opera
1962
Terence Fisher
O Beijo do Vampiro
Kiss of the Vampire
1963
Don Sharp
A Velha Casa Assombrada
The Old Dark House
1963
William Castle
Os Malditos
The Damned / These Are the Damned
1963
Joseph Losey
Paranóico
Paranoic
1963
Freddie Francis
A Maldição da Múmia
The Curse of the Mummy's Tomb
1964
Michael Carreras
O Monstro de Frankenstein
The Evil of Frankenstein
1964
Freddie Francis
A Górgona
The Gorgon
1964
Terence Fisher
Cilada Diabólica
Nightmare
1964
Freddie Francis
Nas Garras do Ódio
The Nanny
1965
Seth Holt
A Deusa da Cidade Perdida
She
1965
Robert Day
Drácula - O Príncipe das Trevas (*)
Dracula - Prince of Darkness
1966
Terence Fisher
Um Milhão de Anos A.C
One Million Years B.C.
1966
Don Chaffey
A Epidemia de Zumbis (*)
The Plague of the Zombies
1966
John Gilling
Rasputin - O Monge Louco
Rasputin - The Mad Monk
1966
Don Sharp
A Serpente (*)
The Reptile
1966
John Gilling
A Face do Demônio
The Witches / The Devil's Own
1966
Cyril Frankel
E Frankenstein Criou a Mulher
Frankenstein Created Woman
1967
Terence Fisher
O Sarcófago Maldito
The Mummy's Shroud
1967
John Gilling
Uma Sepultura na Eternidade
Five Million Years to Earth/Quatermass and the Pit
1967
Roy Ward Baker
Mulheres Pré-Históricas
Slave Girls / Prehistoric Women
1967
Michael Carreras
As Bodas de Satã
The Devil Rides Out
1968
Terence Fisher
Drácula - O Perfil Do Diabo
Dracula Has Risen From the Grave
1968
Freddie Francis
Jornada do Terror
Journey Into Midnight
1968
Roy Ward Baker
O Continente Esquecido
The Lost Continent
1968
Michael Carreras
A Vingança da Deusa
The Vengeance of She
1968
Cliff Owen
Frankenstein tem que ser Destruído
Frankenstein Must be Destroyed
1969
Terence Fisher
Gangsters na Lua
Moon Zero Two
1969
Roy Ward Baker
O Sangue de Drácula
Taste The Blood of Dracula
1970
Peter Sasdy
Horror de Frankenstein (*)
The Horror of Frankenstein
1970
Jimmy Sangster
O Conde Drácula (*)
Scars of Dracula
1970
Roy Ward Baker
Carmilla - A Vampira de Karnstein
The Vampire Lovers
1970
Roy Ward Baker
Quando os Dinossauros Dominavam a Terra
When Dinosaurs Ruled the Earth
1970
Val Guest
Sangue no Sarcófago da Múmia
Blood From the Mummy's Tomb
1971
Michael Carreras
A Condessa Drácula
Countess Dracula
1971
Peter Sasdy
Criaturas que o Mundo Esqueceu
Creatures the World Forgot
1971
Don Chaffey
O Médico e a Irmã Monstro
Dr. Jekyll and Sister Hyde
1971
Roy Ward Baker
Nas Mãos do Estripador
Hands of the Ripper
1971
Peter Sasdy
Luxúria de Vampiros (*)
Lust for a Vampire
1971
Jimmy Sangster
As Filhas de Drácula
Twins of Evil
1971
John Hough
Demônios da Mente
Demons of the Mind
1972
Peter Sykes
Drácula no Mundo da Minissaia
Dracula A.D. 1972
1972
Alan Gibson
O Vampiro e a Cigana
Vampire Circus
1972
Robert Young
Capitão Cronos
Kronos / Captain Kronos / Vampire Hunter
1973
Brian Clemens
Os Ritos Satânicos de Drácula (*)
The Satanic Rites of Dracula/Count Dracula and His Vampire Bride
1973
Alan Gibson
A Lenda dos Sete Vampiros
The Legend of the Seven Golden Vampires
1974
Roy Ward Baker
Uma Filha Para o Diabo
To the Devil a Daughter
1976
Peter Sykes
Mistérios na Bavária
The Lady Vanishes
1979
Anthony Page
(*) Em DVD no BrasilOBS.: Alguns outros filmes que não foram ainda lançados no Brasil: "The Stranglers Of Bombay", de Terence Fisher (60), "The Full Treatment / Stop Me Before I Kill", de Val Guest, "Shadow of the Cat", de John Gilling, "Taste of Fear", de Seth Holt, "The Terror of the Tongs", de Anthony Bushell (todos de 61), "Maniac", de Michael Carreras (63), "Fanatic Die! Die! My Darling", de Silvio Narizzano, "Hysteria", de Freddie Francis (ambos de 65), "Crescendo", de Alan Gibson (70), "Straight on Till Morning", de Peter Collinson, "Fear in the Night", de Jimmy Sangster (ambos de 72), "Frankenstein and the Monster From Hell", de Terence Fisher (73), "Shatter", de Michael Carreras & Monte Hellman (74).

4 comentários:

Anônimo disse...

opp blackjack counting software http://buyoem.co.uk/product-20130/AutoCAD-LT-2010-English-x32 osb replacement software [url=http://buyoem.co.uk/de/category-12/Multimedia-and-Unterhaltung?page=5]computer data recovery software[/url] best limit computer time software
[url=http://buyoem.co.uk/information-7/FAQ]FAQ - Software Store[/url] blind computer software
[url=http://buyoem.co.uk/es/category-100-103/Gr-ficas-y-publicaci-n?page=3][img]http://buyoem.co.uk/image/7.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

mathematic learning software http://buyoemsoftware.co.uk/product-36561/ProjectCodeMeter-1-0 sharp ar-m205 installation software [url=http://buyoemsoftware.co.uk/fr/product-37105/Alabe-Reports-Personal-Numerology-1-1]palm pilot software forms signature capture[/url] xbox dashboard evo software
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/it/category-10/Internet]Internet - Software Store[/url] adobe software vendors
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/it/product-14003/GyazMail-1-5-Mac][img]http://buyoem.co.uk/image/8.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://onlinemedistore.com/categories/sleeping-aid.htm][img]http://onlinemedistore.com/4.jpg[/img][/url]
mexican pharmacy http://onlinemedistore.com/products/propranolol.htm randolph afb pharmacy formulary [url=http://onlinemedistore.com/products/abilify.htm]resident rights to choose alternate pharmacy[/url]
pharmacy san francisco http://onlinemedistore.com/products/accutane.htm indiana pharmacy technician [url=http://onlinemedistore.com/products/zyban.htm]zyban[/url]
online pharmacy message board http://onlinemedistore.com/catalogue/p.htm ford pharmacy deerfield [url=http://onlinemedistore.com/products/baclofen.htm]phentermine usa pharmacy[/url]
webkins thorpes pharmacy ri http://onlinemedistore.com/products/himplasia.htm toronto pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/toprol-xl.htm]toprol xl[/url]

Anônimo disse...

local speed dating http://loveepicentre.com/success_stories/ spanish dating scam list
sex dating online [url=http://loveepicentre.com/faq/]free online dating simulator[/url] dating internet safety
dating sites for college professors [url=http://loveepicentre.com]threesome dating site[/url] dating quiz for men [url=http://loveepicentre.com/user/cheremyxa/]cheremyxa[/url] thailand dating married