quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Você quer ser um blogstar?
Você quer ser um blogstar?
Por Grant Shellen
MC Hammer. Dexy's Midnight Runners. Starland Vocal Band. Todos foram brilhantes à sua maneira, mas repare como as suas carreiras musicais foram por água abaixo. Que fator teria contribuído para o fracasso? Nenhum deles tinha um site à altura da sua popularidade! Dá pra acreditar?
Atualmente, a maioria dos cantores e grupos está bastante antenada. Mesmo assim, como diz Merlin Mann na sua postagem sobre os cinco erros, o simples fato de você ser dono de uma lanchonete na beira da superauto-estrada da informação não significa que as pessoas vão parar e pedir um lanche. E, se pararem, será que vão entender o menu?
Deixando de lado as metáforas, os blogs podem ajudar os novos grupos, DJs ou cantores a divulgar informações para os seus fãs atuais (ou potenciais). Existem várias maneiras de integrar um ou mais blogs no seu site.
Estou blogando o que há de bom em mim
A concepção mais simples seria criar um site que tivesse apenas um blog. Para começar, você pode usar um domínio do BlogSpot ou pode registrar o seu próprio domínio (se o seu grupo ainda não tiver nome, é aconselhável verificar se o nome que vocês têm em mente está disponível como domínio ".com").
Após definir onde o site ficará hospedado, configurar o blog será uma tarefa bastante simples. Escolha um modelo qualquer e altere-o ligeiramente, ou crie o seu próprio modelo. Depois, como diria o lendário Keith Richards, "Você vai curtir o lance (distorcido) mais que (ininteligível) biscoitos!". O que ele quis dizer é que você já pode começar a postar notícias, as datas dos shows, arquivos de áudio e tudo aquilo que o seu coração ou o baixista desejar!
O site em forma de blog funciona bem no caso de projetos musicais que estejam no início, ou como site provisório, mas o que costuma funcionar melhor é usar os blogs para fins específicos dentro de um site com muitas páginas.
Eu sei que vou blogar, por toda a minha vida eu vou blogar
Talvez o uso mais lógico e comum seja como página de notícias. Você pode contar as suas novidades aos fãs. Em vez de postar diretamente as datas dos shows, os arquivos de áudio e outras coisas nessa página, você pode mencioná-las e criar um link para as páginas específicas sobre shows, downloads etc. O grupo pop independente Mates of State e o grupo de funky-jazz Drop Trio demonstram bem esse método. Outros grupos preferem colocar o blog de notícias na página principal e usar as demais páginas para informações estáticas, mais específicas. Faz sentido. Você não vai querer que os fãs tenham o trabalho de procurar as notícias. Afinal, metade deles certamente acha que ficar lendo já dá muito trabalho.
Eu tô blogando pra casa outra vez
Se você estiver fazendo uma turnê, ou só tirando fotos interessantes, pode ser uma boa idéia colocar as fotos no blog. Se você colocar fotos de você no palco ou fotos de coisas que você vê por aí afora, os seus leitores certamente vão imaginar como seria bom estar lá com você. O Hello e o Flickr permitem o upload fácil de imagens para o seu blog. Você pode colocar na lateral da sua página principal uma faixa com miniaturas das suas últimas imagens. O DJ Nick Catchdubs criou uma maneira ainda mais simples: ele coloca ao menos uma foto espetacular das suas viagens no início das postagens.
De noite eu blogo a cidade, a te procurar
Talvez você queira um lugar para escrever sobre o que aconteceu nos seus shows, durante as gravações ou simplesmente como é o seu dia-a-dia. Os seus fãs poderão ver como é a sua vida, ouvir o que aconteceu naquela festa depois do show em São Paulo, no estúdio de gravação no Rio ou como é o sofá da sua sala de estar. Cada membro do grupo pode manter o seu próprio diário ou contribuir para um diário conjunto. O DJ Amber costuma escrever sobre os próximos agitos, notícias do mundo dos DJs e vários outros assuntos. O membros do Knife of Simpson escrevem no blog o quanto detestam o presidente dos EUA, sempre com um bom recheio de palavrões. Escolha o que mais lhe agradar.
As pessoas poderão conhecer melhor a sua maneira de pensar se souberem quais álbuns você está ouvindo, os livros que está lendo, os filmes a que assistiu recentemente etc. Em vez de incluir essas informações em postagens esporádicas na sua página de notícias ou no seu diário, você pode usar blogs separados para colocar essas informações em uma barra lateral. Se você usar "inclusões", poderá alterá-los à vontade, sem precisar mudar de lugar as postagens dos seus outros blogs. Isso exige um pouco mais de requinte no uso do html, mas pode ser um recurso interessante.
Que onda, que blog de arromba
Todo grupo deveria ter uma lista de distribuição para informar às pessoas quando e onde as coisas estão acontecendo. Para isso são necessárias listas de correspondência separadas (estamos falando de correspondência eletrônica. Cartões são coisa dos anos 90). Uma maneira de criar sinergia usando o blog do Blogger é colocar no BlogSend o endereço da sua lista de distribuição. Todas as novas postagens que você publicar serão enviadas para a lista.
No entanto, é melhor ter cuidado ao usar esse recurso. Se você fizer postagens com muita freqüência, os membros da sua lista receberão muitos e-mails e poderão cancelar a inscrição ou adicionar o seu endereço à lista de spam. Use esse recurso somente em blogs onde você publique no máximo uma vez por semana. Outra possibilidade é colocar o seu próprio endereço no BlogSend e encaminhar para a lista somente as mensagens que desejar.
Bloguei na rua Augusta a 120 por hora
As páginas de postagem poderão ser bastante úteis também. Você pode postar ocasionalmente alguns arquivos mp3, com explicações sobre a música ou a mixagem. É aconselhável criar uma página de áudio separada, mas você pode colocar permalinks na barra lateral para cada página de postagem de mp3. Quando os visitantes clicarem nos links, eles verão o arquivo de áudio e o histórico.
Eu quero blogar a sua boca louca
Algumas dessas idéias podem parecer óbvias, mas espero que lhe ajudem a imaginar outras formas de melhorar o seu site. As coisas que funcionam bem em blogs pessoais e comerciais normalmente são adequadas também para bandas, DJs etc. Copie as idéias (mas não as que tiverem direitos autorais... note que há maneiras mais divertidas de um roqueiro ter problemas com a justiça) de outros sites interessantes que você encontrar. Dê uma olhada na Ajuda do Blogger para ter mais idéias. Pergunte aos seus amigos e fãs se eles conseguem encontram facilmente no seu site as informações que procuram.
E imagine como o Kajagoogoo teria feito sucesso se tivesse um blog!
Grant Shellen é jornalista e tem uma banda. A banda dele, The Flying Eyes, venderia a própria alma (se tivesse) para conseguir um bom baterista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! Teu blog tá bem atualizado, hein?
Cada vez mais cheio de coisas interessantes!!!! \o/
Valeu por ter dado uma passada lá no meu! Vou postar com freqüência! hehe

Bah, show os textos, as fotos e tudo mais! Muito foda!!